Stress: Dicas para identificar e gerenciar


As mudanças em sua vida nos últimos 12 meses, o tipo de pressão que você vem enfrentando e principalmente a forma como você interpreta e age com as situações de mudanças e pressões podem determinar seu nível de estresse atual. O estresse pode ser combatido com o desenvolvimento de inteligência emocional, resiliência, relaxamento, otimismo e hábitos saudáveis.

A escala de Holmes-Rahe para avaliação de Stress a seguir apresentada, refere-se a uma pesquisa realizada na década de 70, pelos especialistas em Estresse da Universidade de Washington, Holmes e R. Rahe, onde descobriram que o Estresse produzido por importantes "mudanças de vida" era um fator de previsão de futuras doenças. Criaram então um índice de mudanças possíveis, atribuindo a cada uma um valor quanto à capacidade de provocar Estresse em uma escala de 1 a 100. (Bibliografia: “From Stress to Strength” – Do Estresse à força: como aliviar a sua carga e salvar a sua vida. Autor: Robert S. Eliot.)


Para fazer sua auto avaliação, segundo essa escala, marque os acontecimentos que você tenha experimentado nos últimos 12 meses e some as pontuações atribuídas a estes acontecimentos. Um total superior a 150 pontos dá-lhe 50% de probabilidades de ter um problema de saúde em um futuro próximo; se o total ultrapassar os 300, as probabilidades referidas serão de 90% - a menos que tome medidas eficazes contra o Estresse. Tudo depende da forma como você percebe e lida com a situação estressante.

Acontecimentos - Nº de Pontos

Morte do cônjuge 100

Divórcio 73

Ser preso 63

Morte de pessoa querida da família 63

Ferimento ou doença pessoal grave 53

Casamento 50

Demissão do emprego 47

Reconciliação com cônjuge 45

Aposentadoria 45

Doença grave em pessoa da família 45

Gravidez 40

Dificuldades sexuais 39

Chegada de novo membro à família 39

Adaptação a novo emprego ou negócio 39

Alteração da situação financeira 38

Morte de amigo(a) querido(a) 37

Mudança para outra área de trabalho 36

Variação na frequência de discussões com o cônjuge 35

Dívidas 31

Mudança de responsabilidade no emprego 29

Filho(a) saindo de casa 29

Dificuldades com os sogros 29

Façanha pessoal incomum 28

Cônjuge começa ou pára de trabalhar 26

Inicio ou término de estudo escolares 26

Alteração nas condições de vida 25

Revisão de hábitos pessoais 24

Dificuldades com o chefe 23

Mudança nas condições ou horários de trabalho 20

Mudança de escola 20

Mudança de tipo de lazer 19

Mudança de atividades sociais 18

Alteração nos hábitos de dormir 16

Alteração nos hábitos de comer 15

Férias 13

Natal 12

Transgressões (não graves) da lei 11

Acontecimentos, Soma Total de Pontos =

Sua Pontuação

PONTUAÇÃO - A Escala abaixo pode prever a probabilidade (suscetibilidade) de você ser vítima de alguma doença relacionada ao Estresse.

De 0 a 149 pontos - Baixa probabilidade

De 150 a 299 pontos - Média probabilidade

300 ou mais pontos - Alta probabilidade

Se o resultado for de média a alta probabilidade, desenvolva habilidades de gerenciamento de estresse, inteligência emocional, hábitos saudáveis, exercícios físicos, atitudes positivas. Outras atividades de recomposição do equilíbrio podem incluir técnicas de gestão do tempo, respiração diafragmática, meditação, Yoga, Tai-Chi-Chuan. Identifique seus sinais físicos, cognitivos e emocionais do estresse e faça recomposições físicas, cognitivas e emocionais correspondentes e adequadas. Procure ajuda de profissional da área de saúde, médico, psicólogo e/ou de um profissional coach especializado.


Lembre-se: o nível de estresse depende de como você interpreta e reage frente a situações potencialmente estressantes. Desenvolver inteligência emocional, resiliência, otimismo e hábitos saudáveis são fundamentais para combater o estresse.


Estamos à disposição para colaborar na identificação de sinais (físicos, cognitivos e emocionais) e gerenciamento do estresse, incluindo desenvolvimento de inteligência emocional.


Paula Sampaio de Saboia Araujo – www.upcoaching.com.br

e-mail: paulasaboia@upcoaching.com.br


Featured Posts
Recent Posts